Áttekintés
Em Busca do Caderno Perdido - JOGO RPG
Este jogo que desenvolvi, foi uma homenagem ao PIBID de Matemática (2022-2024) da UFOPA. Durante esse período, passamos por um processo formativo freireano, orientado pelo Prof. Aroldo Athias (https://www.geogebra.org/u/aroldo.rodrigues), que me abriu possibilidades com o software. Foi nesse contexto que compreendi seu funcionamento, o que serviu como ponto de partida para explorá-lo de forma autônoma. Pesquisei, busquei informações, tirei dúvidas com colegas e me aprofundei no uso da ferramenta.
No PIBID, desenvolvemos o projeto Matemarte, no qual criamos um livro interativo no GeoGebra. Para isso, tivemos que elaborar uma atividade a partir de uma problemática e escolhemos explorar a relação entre arte e matemática, duas áreas frequentemente vistas de forma separada. Apresentamos nosso projeto Matemarte (https://www.geogebra.org/m/f25ewnfa), e essa experiência me proporcionou muitos aprendizados que culminaram na criação do jogo. Paralelamente, também participei da 22ª edição (2024) do curso de GeoGebra oferecido no site (https://ogeogebra.com.br/site/), o que contribuiu significativamente para o meu desenvolvimento.
O jogo foi apresentado em uma oficina durante o 7º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, onde compartilhamos o projeto Matemarte e realizamos atividades que integravam arte e matemática por meio do software.
Embora o jogo ainda não esteja concluído, vejo potencial para melhorias, como a inclusão de feedback automático, desafios, perguntas envolvendo cálculos e mais opções de escolha. Enfrentei algumas dificuldades com travamentos, pois o projeto ficou um pouco pesado, mas fiquei muito feliz com o resultado, considerando as limitações do GeoGebra para esse tipo de criação. Apesar de não ter conhecimento formal em programação, utilizei a lógica para desenvolver o jogo, e todo o processo foi extremamente enriquecedor. Inicialmente, eu tinha ideias mais complexas, mas optei por um modelo mais simples devido ao tempo disponível na época, pois queria apresentá-lo ao final do PIBID. Ainda assim, fiquei muito satisfeito com o que consegui alcançar.
As pixel arts foram todas criadas por mim no site Pixilart (https://www.pixilart.com/), incluindo personagens e cenários.
Quero expressar minha gratidão ao Prof. Aroldo Athias por todos os ensinamentos e pelas trocas de ideias que foram fundamentais nesse processo. Também agradeço aos colegas Werner Colares e Moisés Oliveira por toda a disposição.