Translação no Espelho Plano
Translação no espelho plano
A translação de imagens nos espelhos planos funciona da seguinte forma: quando nos aproximamos ou nos afastamos a uma certa distância do espelho, nossa imagem percorre a mesma distância.
Por exemplo, se nos aproximarmos 2 m em direção ao espelho, nossa imagem terá se aproximado 2 m com relação ao espelho, portanto teremos nos aproximado 4 m em relação à imagem.
A mesma lógica se aplica à velocidade de aproximação ou afastamento entre o objeto e sua imagem. Basta duplicarmos a velocidade em que o objeto se aproxima ou se afasta e então obtemos a velocidade relativa entre eles.Associação de espelhos planos
A associação de espelhos planos é feita alinhando-se dois espelhos com um certo ângulo α, medido em relação à direção normal à superfície dos espelhos, como mostramos na figura a seguir:
Nesse caso, observa-se a formação de um número progressivo de imagens, à medida que o ângulo α diminui. A fórmula que nos permite calcular o número de imagens formadas pela associação de dois espelhos planos é a seguinte:
N – número de imagens
α – ângulo entre as direções normais a cada espelho