2º Postulado da Interseção - Plano de Aula

Image

Plano de Aula

  • Habilidades da BNCC – Não existe uma habilidade da BNCC que trate especificamente dos postulados da geometria espacial.
  • Tempo – 1 tempo de 50 minutos.
  •  Objetivo Geral – Compreender o 2º Postulado da Inclusão.
  • Objetivos Específicos
  Compreender os conceitos de retas concorrentes;  Compreender as relações de pertinência
  • Conteúdos
 Conceito de Reta;  Conceito de Plano;  Relações de Pertinência;  2º Postulado da Inclusão.
  • Recursos Necessários
 Projetor Multimídia;  Impressões;  Computadores ou smartphones com o Geogebra 3D;  Internet para baixar as construções ou pendrive com as construções prontas;  Caneta de Quadro Branco;  Apagador;  Quadro Branco;
  • Procedimentos/Resumo da Aula
  • Orientações Pedagógicas
 Na fase de construção os alunos devem seguir o passo a passo para realizar a construção da reta, caso os alunos não estejam familiarizados com o Geogebra 3D o professor pode realizar a construção junto com os alunos fazendo-a com uma projeção utilizando um projetor multimídia ou na falta deste recurso o professor pode já utilizar a construção pronta que está disponibilizada em no Livro – Atividades Investigativa de Geometria Espacial. A fase de concepções espontâneas servirá para o professor verificar se os alunos compreendem o conceito de retas concorrentes e as relações de pertinência, assim como o reconhecimento dos seus símbolos, o professor pode propor um debate com todos os alunos a fim de chegar às definições solicitadas, pois estas serão de extrema importância para a conclusão da atividade. Na fase de perguntas/hipóteses os alunos serão questionados sobre as construções e experimentações que realizarão e a partir destas criarão suas hipóteses que deverão ser experimentadas na fase de experimentação. Com todas as experimentações, indagações e hipóteses testadas, os alunos vão aos poucos conjecturando que um ponto pertence a um plano quando ele pertence a uma reta do plano. Caso os alunos tenham dificuldades o professor pode intervir para que o aluno consiga prosseguir na construção do conhecimento ou pode solicitar que um outro aluno que já tenha conseguido auxilie o aluno com dificuldade.