A parte do leão: entendendo o imposto de renda
Professor(a),
O vídeo a seguir aborda o impacto do imposto de renda sobre o valor do salário recebido, bem como discute a tributação indireta. Exiba o vídeo para os(as) estudantes e peça para que atentem que o vídeo apresenta valores desatualizados. Aproveite a oportunidade para explicar que o salário mínimo é atualizado anualmente, bem como a tabela de imposto de renda da Receita Federal (IPRF), isto é, a decisão sobre quem paga e quanto se paga de imposto.
A seguir, peça aos(às) estudantes que pesquisem a tabela de IPRF em vigor e o valor do salário mínimo/aposentadoria, e respondam as seguintes questões em seus cadernos:
i) Uma pessoa que recebe 1 salário mínimo paga imposto de renda? Se sim, quanto?
ii) Um aposentado que recebe uma aposentadoria no valor de 2 salários mínimos paga imposto de renda? Se sim, quanto? Sempre foi assim? Pesquise algum ano em que isso aconteceu de forma diferente e explique o porquê.
iii) Observe a tabela de IRPF. Considere que João, professor universitário, tem uma renda mensal de R$ 12654,00, e Gusmão, empresário, tem uma renda média mensal de R$ 85000,00. Considerando apenas esses rendimentos, quanto, em reais, cada um pagará à Receita Federal?
iv) Qual a porcentagem de impostos que João e Gusmão pagam?
Depois que os(as) estudantes responderem essas perguntas, incentive-os a compartilhar as respostas oralmente, de forma voluntária, gerando uma discussão sobre o imposto de renda.
Ajude os estudantes a interpretarem como a tabela de IRPF varia ao longo do tempo, bem como a refletirem sobre o porquê pessoas com rendas tão diferentes quanto João e Gusmão se enquadram na mesma faixa de imposto de renda.
Para mais informações sobre como utilizar o vídeo apresentado nesta atividade como recurso educacional, acesse o Guia do professor: https://m3.ime.unicamp.br/arquivos/1153/apartedoleao-guia.pdf