Tangentes Internas a duas circunferências
Problema: Considere duas circunferências quaisquer e faça a construção das retas tangentes internas à duas circunferências dadas. Comentário: a construção é similar, mas utiliza o outro ponto de interseção entre a circunferência e e a reta f. Solução:
- Construa as duas circunferências c e d com centros A e B e raios AC e BD, respectivamente. Utilize, por exemplo, circunferência por dois pontos dados .
- Construa a reta f passando por A e B e que intersecta c e d em E e F, respectivamente. Utilize .
- Construa uma circunferência e de centro F e raio BD( Transporte a circunferência d para o ponto F utilizando o compasso ).
- Determine o ponto de interseção G e G1 entre a circunferência anterior e a reta f (Use ). O ponto G é o ponto mais interno e próximo ao centro A, enquanto que G1 é o ponto mais externo e distante do centro A.
- Construir a circunferência p centrada em A e raio AG1. Use .
- Construir as retas tangentes n e q a p passando por pelo ponto C (Use ). Calcular os pontos de interseção R e Q, respectivamente.
- Construa as retas a e s: retas passando pelos pontos A,R e A,Q, respectivamente. Determine os pontos de interseção S e T das retas a e s com a circunferência c.
- Construa as retas paralelas às retas n e q e que passam por S e T.
- Determine os pontos de tangência V e W a circunferência d e o ponto de interseção das retas o item anterior.