Desigualdade triangular
Desigualdade Triangular- applet
Usando o simulador, começa por definir lados de comprimentos iguais, por exemplo de comprimento 4. Tenta construir um triângulo movendo os pontos C e D. O que concluis?
Considera agora 3 lados com diferentes comprimentos. Será possível construir um triângulo? Usa o simulador para testar a tua hipótese. Que valores usaste? O que concluis?
E se na situação anterior tivesses usado 3 lados com comprimentos diferentes, em que a soma de dois deles é igual ao outro? Por exemplo comprimentos 2, 3 e 5. Usa o simulador para verificar se a tua hipótese se confirma. O que podes concluir?
Perante a tua investigação, consegues responder à questão inicial? Que relação parece existir entre os comprimentos dos 3 lados de um triângulo?
Recorrendo ao simulador e usando vários conjuntos de valores de comprimentos para os lados, valida a tua hipótese. Registando os valores usados na tua investigação. Usa valores que mostrem situações em que é possível a construção e outros em que tal não é possível.
Podemos então concluir que: Em qualquer triângulo, o comprimento de qualquer um dos lados é _____ que a _____ dos comprimentos outros dois lados. Completa a frase.