Google Classroom
GeoGebraTarefa

ATIVIDADE 1: AS COORDENADAS DO PLANO CARTESIANO - Tarefa 1

Tarefa 1: Transformações de polígonos - primeiros passos

PONTO DE ATENÇÃO: Professor, copie a atividade para o seu próprio perfil antes de enviar o link da cópia para os alunos. Olá! Na atividade de hoje iremos rever alguns conceitos sobre a localização de pontos no plano cartesiano. Com base no que você já conhece sobre o assunto, responda as questões abaixo, elas serão úteis para desenvolvermos outras práticas em sala de aula. As respostas podem ser feitas aqui GeoGebra (copie a atividade para o seu perfil).

1. O que são números opostos?

Para ajudar a responder essa pergunta, pense sobre essas 3 questões: qual é o oposto de +8? E o oposto de -2? Quando multiplicamos um número por (-1) encontramos o seu oposto? Por exemplo: 5 x (-1) = -5.

2. Um arquiteto deseja representar a construção de um parque infantil no plano cartesiano para melhor visualização de seu formato. Sabendo que as coordenadas dos vértices da representação desse parque são A = (1,2), B = (6,2), C = (1,5) e D = (6,5), construa-a no plano cartesiano.

3. Qual é o formato do parque infantil representado na questão anterior?

4. Após o arquiteto realizar a representação do parque infantil, ele decidiu modificar algumas de suas coordenadas no plano cartesiano para visualizar o impacto das mudanças no formato do parque. Para isso, fez as transformações indicadas abaixo.

4. Faça as tran.

a) Multiplicar a primeira coordenada de cada ponto dos vértices do parque por -1, obtendo os pontos E, F, G e H, respectivamente. Por exemplo: o ponto E representará as transformações aplicadas no ponto A e terá coordenadas (-1,2). Fazer com os outros 3 p

b) Multiplicar apenas a segunda coordenada de cada ponto dos vértices do parque por -1, obtendo assim os pontos I, J, K e L, respectivamente. Por exemplo: o ponto I representará as transformações aplicadas no ponto A e terá coordenadas (1,- 2). Fazer com

c) Multiplicar as duas coordenadas dos pontos A, B, C e D por -1, obtendo assim os pontos M, N, O e P, respectivamente. Por exemplo: o ponto M representará as transformações aplicadas no ponto A e terá coordenadas (-1,-2). Fazer com os outros 3 pontos.

Este material integra a “Atividade 1: As coordenadas do plano cartesiano”, publicado em NOVA ESCOLA no conteúdo Como trabalhar polígonos e plano cartesiano usando GeoGebra e sala de aula invertida, em 2 de novembro de 2020. Professor-autor: Antonio Alexandre Aparecido da Silva, professor de Ensino Fundamental 2 do Colégio Domus Sapientiae, em São Paulo. Consultor: Fernando Trevisani, professor, consultor educacional em metodologias ativas, co-organizador do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação (Penso, 2015).