Semelhança
No dia a dia, usamos a palavra semelhante quando queremos dizer que duas coisas são parecidas. Matematicamente a palavra semelhança tem um significado um pouco mais restrito. Por exemplo, ao ver a imagem de sua série favorita na TV, imediatamente você reconhece a fisionomia de seus personagens, mesmo que a imagem seja bem menor do que o seu tamanho real. O mesmo acontece com uma foto ou a imagem vista na tela do cinema. Sem grandes formalidades, podemos dizer que duas figuras são semelhantes quando possuem a mesma forma sem possuírem necessariamente o mesmo tamanho.
Noção Intuitiva
Questão 1 Desloque o controle deslizante na construção abaixo. Usando a noção de semelhança apresentada no texto acima e notando o que aconteceu com a construção, você diria que os polígonos das figuras I e II são semelhantes? Justifique sua resposta.
Questão 02
Na construção abaixo movimente o controle deslizante e responda. Quando L=5 o polígono I é semelhante ao polígono II? E quando modificamos o valor de L, eles permanecem semelhantes? Justifique a sua resposta.
Questão 03
Na figura abaixo, usando o controle deslizante responda: os dois polígonos são semelhantes?
Construindo conceitos
Em dois, dos três exemplos acima, você percebeu que apesar de reduzirmos ou ampliarmos as figuras, elas mantiveram a mesma forma e essa observação foi o suficiente para às considerarmos semelhantes. No entanto, o termo "manter a forma" é um pouco vago, de modo que necessitamos de um critério mais preciso para identificar se duas figuras são ou não semelhantes. Observe a construção abaixo. Se olharmos despretenciosamente para a figura abaixo, teremos a ideia falsa de que elas apresentam apenas tamanhos diferentes, no entanto é possível notar que as duas garrafas não guardam as mesmas proporções, logo chegamos a conclusão de que é necessário termos uma maneira mais precisa para averiguar se as proporções entre elas são mantidas.
Na construção abaixo o controle deslizante R altera o tamanho da Figura I sem alterar sua forma, que é a mesma forma da Figura II. Escolha um valor fixo para R e movimente os pontos G e H dentro da Figura II. Observe o que acontece com a razão entre os comprimentos dos segmentos GH e G'H' e compare o valor desta razão com o valor que você escolheu para R.
Com base no que você observou, agora podemos formalizar um pouco mais o conceito de semelhança. Podemos então dizer que, duas figuras serão semelhantes quando houver uma correspondência entre os pontos de uma e os pontos da outra, de modo que quaisquer pontos G e H da figura I e seus correspondentes G' e H' da figura II apresentam a razão G'H'/GH constante.
Questão 04
Para a construção abaixo, movimente o ponto azul até que as duas figuras se tornem semelhantes, tente descobrir o que acontece. O que aconteceu? A resposta foi única? Justifique sua resposta.
Indo mais além
Questão 05
Com base no polígono apresentado na construção acima, preencha, na tabela abaixo, as medidas dos segmentos azul e verde para os valores correspondentes de r, e depois com o auxílio da calculadora, forneça o valor da razão entre eles. O que você observou sobre essa razão?
OBS: Insira os valores nas células cor de rosa dando dois cliques rápidos sobre a célula e depois digitando o valor desejado.Questão 06
Usando a mesma tabela experimente fazer o mesmo com outros lados do polígono (lilás e laranja, por exemplo) e responda: O comportamento ainda é o mesmo observado para os segmentos azul e verde? Justifique sua resposta.
Questão 07
A partir das observações feitas nas questões 5 e 6, enuncie uma propriedade sobre figuras semelhantes.