Classificação dos Movimentos
Como definido anteriormente, é necessário estabelecer um ponto que servirá como ponto de referência para todos os corpos de um determinado estudo. A partir deste, é necessário estabelecer um sentido para o deslocamento dos corpos – trajetória – que, em geral, ocorre da esquerda para a direita. Desse modo, os corpos à direita do ponto referencial encontram-se em posições positivas. Em contrapartida, os corpos à esquerda do ponto referencial encontram-se em posições negativas. Diante dessa perspectiva, o movimento dos corpos pode ser classificado da seguinte forma:
Movimento progressivo: o corpo se move no mesmo sentido da orientação da trajetória e, por conseguinte, à medida que o tempo aumenta, o valor da posição final do corpo também aumenta. Matematicamente, convencionou-se que, para esse tipo de movimento, a velocidade do corpo é positiva;
Movimento retrógrado: o corpo se move no mesmo sentido contrário ao da orientação da trajetória e, por conseguinte, à medida que o tempo aumenta, o valor da posição final do corpo diminui. Matematicamente, convencionou-se que, para esse tipo de movimento, a velocidade do corpo é positiva, embora não exista na prática uma velocidade negativa.
Visualize no exemplo a seguir o comportamento de dois veículos que apresentam, respectivamente, movimento progressivo e movimento retrógrado. Utilize o controle deslizante de tempo e verifique o comportamento cada veículo.
A partir do exemplo anterior, estabeleça a relação entre o tempo e a posição final do veículo em movimento progressivo.
A partir do exemplo anterior, estabeleça a relação entre o tempo e a posição final do veículo em movimento retrógrado.
A partir do exemplo anterior, estabeleça a relação entre o tempo e a velocidade do veículo em movimento progressivo.
A partir do exemplo anterior, estabeleça a relação entre o tempo e a velocidade do veículo em movimento retrógrado.