Oscilador acoplado.
Descrição.
A simulação acima ilustra três corpos de massas iguais e não nulas, , oscilando de modo acoplado na direção devido duas molas com massas desprezíveis e constantes de rigidez idênticas, . Os controles deslizantes permitem manipular, além de e , as posições iniciais, , e , as velocidades iniciais, , e , o comprimento natural da mola, , e o tempo, . Possibilitando a visualização dos modos normais, inclusive as condições originalmente apresentadas reflete o modo normal antissimétrico. Adicionalmente, as caixas de exibir/esconder referem-se aos gráficos das posições em torno do ponto de equilíbrio inicial de cada corpo.
É pertinente ressaltar que apesar das grandes amplitudes, consideramos a linearidade das pequenas oscilações, isto é, as molas obedecem a lei de Hooke.
Este trabalho é produto da iniciação científica, financiada pelo PROBIC-UEFS, do projeto Física no Campus intitulada: "Ensino de física e as novas tecnologias: explorando simulações, experimentos virtuais e o software GeoGebra em um projeto social semipresencial usando a Plataforma Google Classroom". Bolsista: Davy Dias Andrade; Orientador: Prof. Dr. José Carlos O. de Jesus; Coorientador: Prof. Dr. Álvaro Santos Alves.