Estudo de Transformações geométricas de gráficos
1. Indica o contradomínio e os zeros de f.
2. Seleciona a caixa f(x)+b e move o seletor b. Tornaste visível o gráfico de uma função h tal que h(x)=f(x)+b. Observa a influência do parâmetro b no gráfico da função h relativamente ao gráfico da função 𝑓. O que observas?
3. Consegues obter o gráfico da função h através do gráfico da função f usando uma transformação geométrica. Caracteriza essa transformação indicando qual o valor do parâmetro alterado.
4. Para uma transformação deste tipo, indica quais das seguintes características da função f se mantinham iguais na função h: zeros, domínio, contradomínio, intervalos de monotonia, extremos absolutos e relativos
5. Esconde o gráfico da função h, seleciona a caixa f(x-a) e move o seletor a. Tornaste visível o gráfico de uma função g tal que g(x)=f(x-a). Observa a influência do parâmetro a no gráfico da função g relativamente ao gráfico da função 𝑓. O que observas?
6. Consegues obter o gráfico da função g através do gráfico da função f usando uma transformação geométrica. Caracteriza essa transformação.
7. Para uma transformação deste tipo, indica quais das seguintes características da função f se mantinham iguais na função g: zeros, domínio, contradomínio, intervalos de monotonia, extremos absolutos e relativos, maximizantes, minimizantes, majorantes e minorantes.
8. Esconde o gráfico da função g, seleciona a caixa cf(x) e move o seletor c. Tornaste visível o gráfico da função p tal que p(x)=cf(x). Observa a influência do parâmetro c no gráfico da função p relativamente ao gráfico da função f. O que observas?
9. Faz c=-1. Consegues obter o gráfico da função p através do gráfico da função fusando uma transformação geométrica. Caracteriza essa transformação.
10. Para qualquer valor de c, indica quais das seguintes características da função f se mantinham iguais na função p: zeros, domínio, contradomínio, intervalos de monotonia, extremos absolutos e relativos.
11. Esconde o gráfico da função p, seleciona a caixa f(dx) e move o seletor d. Tornaste visível o gráfico da função q tal que q(x)=f(dx). Move o seletor d e observa a influência do parâmetro d no gráfico da função q relativamente ao gráfico da função 𝑓. O que observas?
12. Faz d=-1. Consegues obter o gráfico da função q através do gráfico da função f usando uma transformação geométrica. Caracteriza essa transformação.
13. Para qualquer valor de d indica quais das seguintes características da função f se mantinham iguais na função p: zeros, domínio, contradomínio, intervalos de monotonia, extremos absolutos e relativos.