Transformações geométricas
História das transformações geométricas
As transformações geométricas fazem parte da história da humanidade. Uma das primeiras evidências aparece na pintura rupestre do sítio de El Buey na Bolívia. (Figura 1) No tapete Pazyryk (Sibéria) datado do século V a.C. também podemos observar padrões geométricos e simetrias. (Figura 2) Na cerâmica chinesa, que remonta ao período Neolítico (3000 a.C.), é clara a presença do uso de transformações geométricas. (Figura 3) A cerâmica marajoara (Brasil) é considerada uma das mais antigas artes cerâmicas do continente Americano. A sua decoração era usualmente feita através de símbolos geométricos e padrões simétricos. (Figura 4) A tecelagem é outro exemplo da utilização de transformações geométricas. (Figura 5)
Transformações geométricas nos Programas de Matemática do Ensino Básico e Secundário
A partir das seguintes tabelas podemos perceber como as transformações geométricas estão divididas pelos diferentes ciclos de ensino.
Ensino Básico – 1.º ciclo
Ensino Básico – 2.º ciclo
Ensino Básico – 3.º ciclo
Ensino Secundário – Matemática B
Definição:
Transformação geométrica é uma aplicação bijectiva entre duas figuras geométricas, no mesmo plano ou em planos diferentes, de modo que, a partir de uma figura geométrica original se forma outra geometricamente igual ou semelhante à primeira.
Definição:
Uma isometria é uma transformação geométrica que preserva distância entre pontos e amplitude dos ângulos, isto é, a figura inicial e o seu transformado são congruentes.