Matemática Financeira
Oque é a Matemática Financeira?
A matemática financeira é uma das áreas da matemática responsável por estudar fenômenos relacionados ao mundo financeiro. Além disso, estudar seus conceitos faz-se muito importante, uma vez que, em nosso cotidiano, eles estão cada vez mais presentes, por exemplo, ao recebermos um desconto ao comprar algo à vista ou um acréscimo ao comprar algo parcelado.
Observação:
A matemática financeira ela está subdivida entre 3 tópicos importantes:
Juros Simples
Juros compostos
Montante
Juros Simples
A ideia por trás do juros simples também é similar à ideia do acréscimo, a diferença entre eles é dada pelo período em que são calculados. Enquanto a taxa do acréscimo é aplicada uma vez, a do juros simples é calculada em um intervalo de tempo. Podemos calcular o juros simples de determinado capital C, aplicado à determinada taxa a regime de juros simples (i), em um determinado período de tempo t, pela fórmula:
J = C · i · t
Juros Compostos
Os juros compostos são recorrentes nas relações comerciais, nas compras parceladas a longo prazo, nos investimentos, nos empréstimos e até mesmo no simples atraso do pagamento de contas. O juros pode ser um aliado ou um vilão. É importante dominar os fatores que influenciam o seu cálculo, que são o capital, a taxa de juros, o tempo e o montante.
Ao comparar o juros composto com o juros simples, precisamos entender que o primeiro é calculado sempre sobre o valor do exercício anterior, já o segundo é calculado sempre em cima do valor inicial. O juros composto terá maior crescimento com o passar do tempo, em comparação com o juros simples.
"M = C (1 + i)t"
Montante
O montante (M), também conhecido por valor futuro (FV), é a soma do capital inicial (C) mais os juros (J) do período, ou seja, trata-se do valor final de uma aplicação.
Há duas formas de calculá-lo: uma quando se conhece o valor em dinheiro dos juros e, a outra, nos casos em que se sabe apenas a taxa. Para isso, use as fórmulas: