Classificação e Natureza
Classificação dos Prismas
De acordo com algumas características, um prisma pode ser classificado em reto ou oblíquo. No applet seguinte movimente o ponto O para ver as diferentes classificações do prisma. Movimente também o ponto L.
Reflexão 1
A partir da manipulação do applet anterior, o que caracteriza um prisma oblíquo? E um prisma reto?
Em um prisma reto, as arestas laterais são perpendiculares às bases. Em outras palavras, as arestas laterais formam um ângulo de 90º com a base.
Em um prisma reto, a altura corresponde à medida do comprimento da aresta lateral. Em um prisma oblíquo, as arestas laterais são oblíquas às bases. Em outras palavras, as arestas laterais formam um ângulo diferente de 90º com a base.
Em um prisma oblíquo, a altura está relacionada à medida da aresta lateral e ao ângulo formado entre a aresta lateral e sua projeção no plano da base.
Classificação dos Prismas quanto a Natureza
Os prismas podem ser classificados quanto a sua natureza. Manipule o applet abaixo:
Reflexão 2
A partir da manipulação do applet anterior, o que caracteriza um prisma Triangular? E um prisma Heptagonal?
Um prisma de base hexagonal, possui:
Um prisma pode ser denominado de acordo com o polígono que compõe sua base. Se a base for um triângulo, então o prisma é triangular. Se a base é um quadrilátero, então o prisma é quadrangular; e assim por diante.
Exemplos:
Na videoaula seguinte, o Prof. Paulo Pereira explora os PRISMAS: CONCEITOS INICIAIS - DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO.
Compreendeu bem a videoaula? Caso não tenha compreendido, escreva aqui o que não entendeu, identificando em qual momento (minutos e segundos) do vídeo ocorreu a dúvida.