Interpretação geométrica de derivadas parciais
Sobre a interpretação geométrica de derivadas parciais, Stewart (2010), traz que uma das ideias mais principais em cálculo de funções de uma variável é que “à medida que damos zoom em torno de um ponto no gráfico de uma função diferenciável, esse gráfico vai se tornando indistinguível de sua reta tangente, e podemos aproximar a função por uma função linear. ” (STEWART, 2010, p. 848). Uma ideia semelhante pode ser desenvolvida para o ambiente tridimensional:
À medida que damos zoom em torno de um ponto na sua superfície que é o gráfico de uma função diferenciável de duas variáveis, essa superfície parece mais e mais com um plano (seu plano tangente) e podemos aproximar a função, nas proximidades do ponto, por uma função linear de duas variáveis.(STEWART, 2010, p. 848).
O próprio GeoGebra oferece a ferramenta de zoom. Na figura 0 podemos observar um plano tangente à um paraboloide e dando um zoom no gráfico podemos ver que perto do ponto o paraboloide pode ser aproximado por um plano.
![[justify][size=85]Figura 0: Zoom no GeoGebra. Fonte: Raiane Lemke, 2017.[/size][/justify]](https://www.geogebra.org/resource/appqk8q5/tEsFSRzzaacVCNT8/material-appqk8q5.png)
Figura 0: Zoom no GeoGebra. Fonte: Raiane Lemke, 2017.
Interpretação geométrica de derivadas parciais
Referência
