Google Classroom
GeoGebraGeoGebra Classroom

Definição

O que se entende por trapézio?

O trapézio é uma figura geométrica plana com dois lados paralelos entre si. Esses lados são chamados bases, o lado menor é a base menor e o lado maior é a base maior. E possuem dois não paralelos (lados oblíquos). Como todo quadrilátero, ele possui duas diagonais, e a soma dos seus ângulos internos é sempre igual a 360º.

Propriedades

  • Os ângulos adjacentes dos lados não paralelos possuem soma igual a 180º.
  • O comprimento da base média é calculado pela média aritmética entre a base maior e base menor.
  • A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S= (n — 2)180.

Classificação do trapézio

  • ISÓSCELES
Um trapézio isósceles é aquele cujos lados oblíquos são congruentes entre si, isto é, possuem a mesma medida. Existem duas particularidades relacionadas ao trapézio isósceles: — Os ângulos de ambas as bases são congruentes entre si. — As diagonais são congruentes, isto é, possuem a mesma medida.
  • ESCALENO
Um trapézio escaleno tem os quatro lados com medidas distintas. Por consequência os ângulos internos também são distintos.
  • RETÂNGULO
Um trapézio retângulo é aquele que possui dois ângulos internos retos, ou seja, com medidas iguais a 90º. Uma particularidade do trapézio retângulo se dá no fato de que um dos lados oblíquos coincide com a altura do trapézio.

Área do trapézio

A área do trapézio é a soma das bases vezes a altura dividido por dois. Para calcular a área de um trapézio qualquer, somamos os comprimentos da base maior com o da base menor, multiplicamos o resultado da soma pela altura do trapézio e dividimos o produto por dois.

Perímetro

Para calcular o perímetro do trapézio, ou seja, a soma de todos os lados, utiliza-se a fórmula: P = B + b + L1 + L2

Calcule a área e o perímetro do trapézio a seguir. Identifique qual é o sua classificação.