A história por trás das Transformações Geométricas

Pinturas mais antigas

 Como em diversas áreas da matemática, não é possível determinar o começo das transformações geométricas. O surgimento acontece no decorrer da história e há indícios de pinturas rupestres que parecem indicar o uso de padrões e simetria, como é o caso na pintura do sítio de El Buey, na Bolívia (Figura 1). Nossos ancestrais começaram imitando as formas conhecidas pela natureza e no decorrer dos anos foram criando seus próprios símbolos e características.

Figura 1

Figura 1

Construções simétricas

Algumas culturas passaram a desenvolver características mais marcantes que outras, que é o caso do mundo islâmico, onde a partir da proibição da representação pictográfica de seres vivos começaram a criar diversas formas geométricas representando a grandiosidade de sua cultura e sua espiritualidade. Alhambra (figura 2), Granada - Espanha, sofreu uma grande influência árabe e as características geométricas criadas nela foram bem expressivas, apresentando um complexo de jardins, palácios e fortalezas divididas em planos regulares e apresentando diversos tipos de simetrias.

Figura 2

Figura 2

Nas figuras 3 e 4, podemos confirmar o uso de algumas correspondências geométricas, as quais se repetem formando um padrão linear ou objetos geométricos. A figura 4 contém pinturas antigas do México.

Figura 3

Figura 3

Figura 4

Figura 4

Brasil

A cerâmica marajoara (figura 5), é considerada uma das mais antigas do continente Americano. Ela é visivelmente feita através de padrões e símbolos geométricos, também lembrando uma figura com reflexões.

Figura 5

Figura 5
Transformações geométricas na natureza

Flor

Flor

Borboleta

Borboleta

Face da coruja

Face da coruja

Flor

Flor

Caso queira aprender um pouco mais sobre a história das transformações geométricas, acesse o arquivo pdf abaixo.