I Encontro do Curso de GeoGebra
O presente relato de experiência irá apresentar a construção de um objeto de aprendizagem, onde o discente poderá explorar o Pensamento Computacional (PC), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos dá margem para trabalhar as habilidades do PC: decomposição do problema, Abstração, Algoritmo e procedimento, automação e simulação. Neste sentido, utilizaremos uma situação problema para problematizarmos, e assim explorarmos o conceito de área de polígonos via software GeoGebra.
“Os processos matemáticos de resolução de problemas, de investigação, de desenvolvimento de projetos e da modelagem podem ser citados como formas privilegiadas da atividade matemática, motivo pelo qual são, ao mesmo tempo, objeto e estratégia para a aprendizagem ao longo de todo o Ensino Fundamental. Esses processos de aprendizagem são potencialmente ricos para o desenvolvimento de competências fundamentais para o letramento matemático (raciocínio, representação, comunicação e argumentação) e para o desenvolvimento do pensamento computacional.” (BNCC, p. 266).
Vale ressaltar que o termo Pensamento Computacional não é o ato de manusear aplicativos ou dispositivos tecnológicos (smartphone, tablets, notebooks etc.), ou seja, não é algo pronto e acabado, limitando assim a criatividade dos sujeitos (BRACKMANN, 2017, p. 25).