Conclusão e Agradecimentos
É verdade que a versão atual do GeoGebra é muito mais complexa do que sua primeira versão de algumas décadas atrás. Temos tantos procedimentos e comandos que é necessário um planejamento prévio para decidir, de acordo com o contexto, quais deles realmente precisamos para alcançar nossos objetivos didáticos.
Nesta apresentação, verificamos, com numerosos exemplos, que o GeoGebra permite enfrentar uma grande variedade de problemas com um mínimo de recursos. Enquanto os comandos CAS tornam possível superar, em alguns casos, a dificuldade de introduzir a álgebra no ensino secundário, as listas, vetores e scripts adicionam facilidade para representar situações flexíveis, dinâmicas e interativas. E, muitas vezes, tremendamente atraentes, tanto do ponto de vista estético quanto no sentido de que convidam a explorar nossas próprias construções (lembremos o efeito Ikea), o que favorece a aquisição da competência matemática.
Agradecimentos
Embora nesta apresentação eu não tenha pretendido seguir os passos das linhas expositivas realizadas por Tomás Recio em seu livro de 1998, Cálculo Simbólico y Geométrico [30], devo reconhecer a enorme influência que este livro, que recomendo vivamente, teve na minha forma de compreender tanto a Matemática quanto o seu ensino. Além disso, quero agradecer ao Tomás pelas suas sugestões e esclarecimentos sobre alguns dos pontos aqui abordados.
![Image](https://www.geogebra.org/resource/bkhv3rya/AM1WWv0OJufGBtsl/material-bkhv3rya.png)