5.1. Construindo gráficos de funções
Vamos aprender a construir gráficos de algumas funções.
Começaremos construindo o gráfico da função de lei de formação y = 2x (essa função associa cada número real x ao seu dobro y) Inicialmente montamos uma tabela atribuindo valores a x e calculando, por meio da lei de formação, os valores de y correspondentes. Assim obtemos alguns dos pares ordenados (x, y) dessa função.
![Image](https://www.geogebra.org/resource/wqurfgdb/spCkcpSqGL6MZikM/material-wqurfgdb.png)
em seguida localizamos no plano cartesiano os pontos que representam cada par ordenado. Observe que os pontos estão alinhados. Quanto mais pares ordenados da função representarmos, mais pontos alinhados obteremos.
![em seguida localizamos no plano cartesiano os pontos que representam cada par ordenado. Observe que os pontos estão alinhados. Quanto mais pares ordenados da função representarmos, mais pontos alinhados obteremos.](https://www.geogebra.org/resource/jf3a8urq/NPyTACjUZMFRM8G4/material-jf3a8urq.png)
todos os pontos que representam os pares ordenados dessa função formam seu gráfico, que é uma reta.
![todos os pontos que representam os pares ordenados dessa função formam seu gráfico, que é uma reta.](https://www.geogebra.org/resource/mdy25tte/qIinhmUzKbm8BJdM/material-mdy25tte.png)
Outro exemplo: Como será o gráfico da função dada por y = -3x + 1?
Montamos uma tabela atribuindo alguns valores para x, calculamos os valores de y por meio da lei de formação da função e representamos no sistema cartesiano os pares ordenados (x, y) obtidos.
![Montamos uma tabela atribuindo alguns valores para x, calculamos os valores de y por meio da lei de formação da função e representamos no sistema cartesiano os pares ordenados (x, y) obtidos.](https://www.geogebra.org/resource/p6c6wfyw/HbFviMNhoSpPoIaS/material-p6c6wfyw.png)
Os pontos obtidos estão alinhados. Quanto mais pares ordenados da função representarmos, mais pontos alinhados obteremos. São infinitos pares ordenados, pois x pode ser qualquer número real. O gráfico dessa função é uma reta.
![Os pontos obtidos estão alinhados. Quanto mais pares ordenados da função representarmos, mais pontos alinhados obteremos. São infinitos pares ordenados, pois x pode ser qualquer número real. O gráfico dessa função é uma reta.](https://www.geogebra.org/resource/u2z646xk/o7WylXeuHVmCIzxt/material-u2z646xk.png)
![Image](https://www.geogebra.org/resource/tmr3dqxd/nNoFihxaXoLfIEeX/material-tmr3dqxd.png)
A resposta é não. Vamos montar uma tabela com alguns valores de x e de y para a função dada por y = x² + 2x -1 e representar os pares ordenados (x, y) no sistema cartesiano.
![A resposta é não. Vamos montar uma tabela com alguns valores de x e de y para a função dada por y = x² + 2x -1 e representar os pares ordenados (x, y) no sistema cartesiano.](https://www.geogebra.org/resource/akdjc8tk/TehGZv5hvGly6frF/material-akdjc8tk.png)
Os pontos não estão alinhados, portanto não determinam uma reta, mas sim uma PARÁBOLA.
![Os pontos não estão alinhados, portanto não determinam uma reta, mas sim uma PARÁBOLA.](https://www.geogebra.org/resource/qbz4p8sh/dAjKpMmix0YcYBcY/material-qbz4p8sh.png)
Nessa função, x pode ser qualquer número real. Podemos fazer x = 0,5; x = 124; x = 2,5 etc. Vamos atribuir mais valores a x na tabela, obtendo outros pares ordenados (x; y) da função. Representando mais pontos no sistema cartesiano nos aproximaremos mais
![Nessa função, x pode ser qualquer número real. Podemos fazer x = 0,5; x = 124; x = 2,5 etc. Vamos atribuir mais valores a x na tabela, obtendo outros pares ordenados (x; y) da função. Representando mais pontos no sistema cartesiano nos aproximaremos mais](https://www.geogebra.org/resource/bkhcsrne/PsHIoFqcJ3BjWqyB/material-bkhcsrne.png)
![Image](https://www.geogebra.org/resource/kq3muuky/2tXAoIYtmflNDue3/material-kq3muuky.png)
Podemos prosseguir atribuindo valores a x e localizando ainda mais pares ordenados. Todos os pontos que representam os pares ordenados dessa função formam seu gráfico. O gráfico dessa função é uma curva chamada parábola, cuja forma você vê abaixo.
![Podemos prosseguir atribuindo valores a x e localizando ainda mais pares ordenados. Todos os pontos que representam os pares ordenados dessa função formam seu gráfico. O gráfico dessa função é uma curva chamada parábola, cuja forma você vê abaixo.](https://www.geogebra.org/resource/tmzynwqb/iCThjgNUvx2ffQb5/material-tmzynwqb.png)
Observe que a parábola possui um eixo de simetria. O ponto da parábola que pertence ao eixo de simetria recebe o nome de vértice (V) da parábola. No gráfico dessa função o vértice tem coordenadas (-1, -2). A parábola que traçamos tem concavidade voltada para cima (ela é “aberta para cima”). No entanto, há funções cujo gráfico é uma parábola com concavidade voltada para baixo.
![Image](https://www.geogebra.org/resource/mz5jxnvq/vyBsBDuXTV41YlF5/material-mz5jxnvq.png)
![Image](https://www.geogebra.org/resource/w9tmgavc/zAhF5wdTKz5AQHch/material-w9tmgavc.png)