Paralelismo e perpendicularismo

No vídeo  https://youtu.be/uBdX6NQC_Co  deduzimos as condições para que duas retas sejam paralelas ou perpendiculares. Sabemos que duas retas são paralelas quando são equidistantes durante toda sua extensão, não possuindo nenhum ponto em comum. Dessa forma, considere duas retas, r e s, no plano cartesiano. As retas r e s são paralelas se, e somente se, possuírem a mesma inclinação ou seus coeficientes angulares forem iguais.



Para que duas retas sejam perpendiculares entre si, é necessário que elas sejam concorrentes. Além disso, o ângulo formado deve ser de 90°. Dessa forma, seja r uma reta com coeficiente angular m1 e uma reta s com coeficiente angular m2. As r e s serão perpendiculares entre si se formarem 4 (quatro) ângulos de 90°, então r⊥ s se, e somente se,

    m1 . m2 = -1 ou m2 = – 1/m1 ou m1 = – 1/m2.

Portanto, se duas retas são perpendiculares entre si, então o coeficiente angular de uma é o oposto do inverso do coeficiente angular da outra, e vice-versa.

No vídeo   https://youtu.be/2l5ESnCXWPs  resolvemos exercícios explorando a ideia de perpendicularismo e paralelismo entre retas.