Dilatação e Contração do gráfico de uma função
Quando alteras o valor de k na família de funções y=k.g(x), a forma dos novos gráficos sofre alguma deformação em relação ao gráfico "original" g?
Quando k toma valores maiores que 1, o gráfico cartesiano da função y=k.g(x) "estica" ou "encolhe"? Na vertival ou na horizontal?
Quando k toma valores entre 0 e 1, o gráfico cartesiano da função k.g(x) "estica" ou "encolhe"? Na vertival ou na horizontal?
Agora seleciona o ponto A e escolhe uma posição qualquer deste no gráfico de g. Regista aqui as coordenadas de A e o valor de k selecionado. Depois escreve as coordenadas de A´, imagem de A pela função y=k.g(x)
Quando alteras o valor de c na família de funções y=g(c.x), a forma dos novos gráficos sofre alguma deformação em relação ao gráfico "original" g?
Quando c toma valores maiores que 1, o gráfico cartesiano da função y=g(c.x) "estica" ou "encolhe"? Na vertival ou na horizontal?
Quando c toma valores entre 0 e 1, o gráfico cartesiano da função f(c.x) "estica" ou "encolhe"? Na vertival ou na horizontal?