Telescópio

Uma breve história sobre o telescópio

A observação dos astros instiga a humanidade a muito tempo, quem nunca olhou para o céu buscando encontrar uma estrela cadente para realizar um pedido ou até mesmo tentar localizar algumas constelações, o Cruzeiro do Sul, as Três Marias ou até mesmo o primeiro ponto luminoso após o entardecer, nada mais é do que o planeta Vênus ou estrela D'alva. Você já realizou alguma observação dos astros? Confira a seguir um vídeo produzido pela TV Unesp, em conjunto com o Astrolab Laboratório de Astrobiologia, onde o professor da Usp, Universidade de São Paulo, Roberto Boczko conta um pouco mais sobre como observar os corpos celestes.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=lxYmMDsTHis. É claro que para as primeiras observações e registro, não foram utilizados equipamentos sofisticados que permitissem aos observadores gerar grandes resultados, comparado aos dados que obtemos hoje. Durante este longo período de tempo, vamos conhecer um pouco mais deste equipamento que potencializou a observação do universo. Não se sabe ao certo quem inventou o primeiro telescópio. Entretanto existem alguns personagens históricos muito conhecido e iniciaremos com Galileu Galilei (1564-1642). Galileu por volta de 1607, utilizou duas lentes de vidro em um tubo, de modo que a imagem observada ficasse aumentada. Esta invenção denominada do grego tele, "distante", skopos, "observar", permitia que os soldados observassem as velas de navios que só poderiam ser vistos a olho nú, após duas horas. Galileu melhorou os seus telescópios, variando o diâmetro das lentes, com isso, na noite de 7 de janeiro de 1610, observou duas pequenas estrelas perto do planeta Júpiter e nas noites seguintes, quatro. Ou seja, foi nestas observações que Galileu descobriu os quatro satélites naturais de Júpiter. Outras descobertas foram algumas montanhas na Lua, anéis de Saturno e manchas solares, o que custou a sua visão (EVES, 1911, p. 354). As teorias de Nicolau Copérnico (1473-1543), afirma que os planetas do Sistema Solar orbitam o Sol, conhecida como Heliocentrismo. Influenciado por esses conhecimentos sobre astronomia, Johann Kepler (1571- 1630), conhecido pelas suas teorias, entre elas as Leis de Kepler sobre movimentos dos planetas. Estas só foram possíveis com o conhecimento desenvolvido pelo grego Ptolomeu, sobre as seções cônicas (EVES, 1911, p. 356). Isaac Newton (1642-1727) contribuiu para muitos ramos da ciência, dentre elas a matemática e a astronomia. Em 1667 Newton estava desenvolvendo seu trabalho sobre óptica e a teoria corpuscular da luz, em outras palavras, a reflexão e refração da luz. Em meio a tantas pesquisas e cargos na Universidade de Cambridge, Newton aprimorou os telescópios desenvolvidos até aquele momento, permitindo visualizações mais claras de corpos celestes (EVES, 1911, p. 436). E atualmente como são os telescópios? Assista a seguir um vídeo produzido pela TV Unesp, em conjunto com o Astrolab Laboratório de Astrobiologia, onde o professor da Usp, Universidade de São Paulo, Roberto Boczko conta um pouco mais sobre este objeto.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=FG215URhvhQ. Como visto no vídeo a cima, existem vários tipos de telescópio. Atualmente tem dois deles que chamam a nossa atenção pelas suas belas imagens, que são o Telescópio Hubble e James Webb. Mas qual a diferença entre aqueles construídos a mais de 400 anos e o projeto bilionário do telescópio James Weeb? Os primeiros telescópios foram produzidos para capturar o espectro visível aos olhos humanos, como visto no vídeo, eram pedaços de vidro polidos que posicionados a uma certa distância, aumentava a imagem observada. Já o Telescópio hubble e James Webb, foram construídos para "ver" outros comprimentos de onda, através de um "olho" sensível, em outras palavras, um aparato capaz de capturar raio-x, ultravioleta e ondas de rádio. No site da agência espacial americana explica mais detalhadamente a diferença entre estes dois telescópios, confira no link a seguir. Telescópio hubble vs James Webb: https://www.nasa.gov/content/goddard/hubble-vs-webb-on-the-shoulders-of-a-giant. Se quiser visualizar algumas imagens destes dois telescópios, acesse os links disponíveis a seguir. Hubble Space Telescope: https://www.nasa.gov/mission_pages/hubble/main/index.html. James Webb Space Telescope: https://www.nasa.gov/mission_pages/webb/main/index.html. Caso queira conhecer um pouco mais sobre a história dos telescópios e os personagens que os desenvolveu. O arquivo a seguir é um fragmento do trabalho de conclusão de curso do aluno JOÃO PAULO DE MELO MARTINS, do curso de Licenciatura em Física da PUC-GO.

Uma breve história da astrofísica - João Paulo de Melo Martins

Será que conseguimos construir um esboço do funcionamento de um telescópio? Para que seja possível, precisaremos de um conhecimento aprimorado da matemática e da física sobre espelhos refletores e suas propriedades de reflexão, como mostrou o vídeo no capítulo anterior.