Experiência de Franck-Hertz
Com a ajuda da simulação, você pode repetir o experimento de James Franck e Gustav Hertz em 1914. No experimento, você pode observar o comportamento dos elétrons se movendo no vapor de mercúrio.
O dispositivo experimental é um eletrodo preenchido com mercúrio de baixa pressão. O cátodo do triodo é uma fibra de tungstênio brilhante da qual os elétrons saem. Os elétrons são acelerados pelo campo elétrico criado entre o cátodo e o retículo, criando-se um contraponto de baixa tensão entre o retículo e o ânodo, fazendo com que apenas elétrons com uma energia específica () cheguem ao ânodo. Os contadores inseridos no círculo grade-ânodo mostram quantos elétrons passaram pela grade (Sz1) e quantos atingiram o ânodo (Sz2).
Ao escolher a simulação, você pode observar o movimento das partículas de gás e elétrons no triodo.
Defina a tensão do acelerador para qualquer valor abaixo de 4,9 V e inicie a simulação com o botão play. Observe como os elétrons e as partículas de gás se movem.
Continue aumentando a tensão! A tensão só pode ser aumentada após a simulação ser interrompida. Qual é a diferença entre tensões superiores a 4,9 V?
Tire a medida! Durante a medição, apenas os elétrons que atingem a grade são exibidos na simulação. Antes da medição, reinicie o aplicativo para que apenas os resultados da medição sejam exibidos no gráfico!
Meça em 10-15 voltagens diferentes por 2 minutos em cada voltagem!
Esteja entre 4,9 V e 9,8 V entre as tensões selecionadas.
Analise o gráfico resultante!
Como o experimento justifica os níveis discretos de energia determinados conforme o modelo atômico de Bohr?
Que outro fenômeno você acredita que pode ser experimentado, o que prova claramente que os átomos de mercúrio foram excitados?