Experimento - Câmara escura de orifício

A descoberta que levou ao processo fotográfico foi a câmara escura. Alguns historiadores indicam o aparecimento da câmara aproximadamente por volta do século V a.C.. No século XI, a câmara foi utilizada para observar um eclipse solar. Essa câmara era como uma pequena sala, onde as pessoas entravam e, do lado de dentro, onde havia plena escuridão, acompanhavam a projeção de objetos que se encontravam do lado de fora da câmara, iluminados pelo sol. Essa projeção acontecia sobre um tecido branco colocado na parede oposta ao orifício no qual a imagem projetada era invertida em relação à imagem original. Nos séculos seguintes, a câmara escura se tornou comum entre os sábios europeus para a observação de eclipses solares sem que houvesse prejuízo aos olhos. No século XIV, foi utilizada como auxílio nos desenhos e nas pinturas. Os pintores faziam uso de câmaras portáteis, projetando a imagem em uma tela e pintando por cima dela. A fixação da imagem, isto é, a fotografia, só foi possível depois de muitos séculos após o surgimento da primeira câmara escura, no século XVIII. Desde o tempo em que as câmaras escuras eram salas escuras, já eram obtidas boas imagens. Entretanto, qual era o procedimento? É o que vamos tentar descobrir no nosso experimento.

Este vídeo apresenta informações sobre a câmera fotográfica e os conceitos de semelhança e homotetia identificados no procedimento das câmeras. Assistam para auxiliar na compreensão do experimento.

Image
1ª ETAPA: Forrar as paredes da caixa com cartolina preta, exceto 1 lado.
Image
2ª ETAPA: Fazer uma abertura de aproximadamente 1 cm de raio com o estilete, tanto na caixa quanto na cartolina preta.
Image
3ª ETAPA: Na parede que foi feita a abertura coloca-se papel alumínio entre a caixa e a cartolina. 4ª ETAPA: Fazer um furo com a ponta seca do compasso por onde passará a luz. 5ª ETAPA: Na parede não forrada fazer uma abertura retangular para que seja possível visualizar a imagem.
Image
6ª ETAPA: Confeccionar uma tela que se posicionará dentro da caixa com papelão e papel vegetal.
Image
Image

EXPERIMENTO

Construída a câmara escura de orifício, vamos observar como a imagem de algum objeto será formada na tela e estimar o seu comprimento. Cada grupo deverá escolher alguns objetos e observa-los através da câmara e registrar as distâncias entre os elementos para identificar o tamanho da imagem formada. Esta parte do experimento poderá ser realizada fora da sala de aula.

Para que consigamos executar a experiência é importante que escolhamos um lugar que haja sombra ou usamos um pano preto para cobrir a câmara.

Para que consigamos executar a experiência é importante que escolhamos um lugar que haja sombra ou usamos um pano preto para cobrir a câmara.