Cópia de Batalha Naval - Jogo de conversão de coordenadas.
Jogo “BATALHA NAVAL”
Desenvolvido por: Prof. Sérgio Meneses P. Moniz
Agrupamento de Escolas da Batalha.
Âmbito: Oficina de formação “Ensino Profissional numa escola para todos – Metodologias e Práticas”.
Objetivo: Desenvolver competência na conversão de coordenadas (Cartesianas em Polares e vice-versa)
Para este jogo, são necessários dois adversários nos respetivos computadores.
Preparar o jogo:
Cada um dos jogadores posiciona os seus 11 veículos da respetiva armada no tabuleiro à direita, tendo de utilizar o posicionamento do seletor para a escolha do veículo pretendido;
Por sorteio, determinam que irá jogar com as coordenadas cartesianas, sendo que o oponente irá jogar com as coordenadas polares, para o que deverá selecionar a caixa de verificação das mesmas.
Começar.
Cada jogador terá à vez a oportunidade de dar três tiros referentes a quadrículas no tabuleiro da esquerda, procurando atingir os veículos do jogador adversário. A cada tiro, será informado pelo jogador adversário sempre que um dos veículos for atingido e de que tipo de veículo se trata.
A indicação da quadrícula pretendida, obriga à conversão do sistema de coordenadas. Assim o jogador que dá o tiro, terá de converter as coordenadas de um ponto no interior da quadrícula pretendida nas coordenadas do jogador adversário, para que este posicione o ponto móvel no tabuleiro da direita e confirme se o tiro acertou na sua armada ou se foi “água”.
A cada tiro o jogador que dá o tipo pressiona a quadrícula no tabuleiro da esquerda, o jogador que recebe o tiro, pressiona a quadrícula no tabuleiro da direita. Estas quadrículas serão pintadas com a cor do veículo ou a cor de água, pelo que é necessário utilizar o seletor vertical para a escolha da cor desejada antes de pressionar a quadrícula.
Fim.
Ganha o jogo quem conseguir ser o primeiro a afundar a armada do jogador adversário!