Esboço
Mentalize Base 2
Prezado(s)
Este jogo pode ser utilizado por uma ou duas pessoas; por uma única pessoa no sentido de análise para aplicação com outra(s) pessoa(s), ou seja, como poderei aplicá-lo em sala de aula virtual ou presencial (individualmente ou em duplas).
Neste uso individual, devemos considerar que o jogo foi idealizado com potências de base 2, ou seja, e , as cartelas/tabelas foram elaboradas seguindo este princípio e apresentadas neste jogo no formato de matrizes.
Neste jogo não é utilizado nada de probabilidade, apenas adição e algumas potências de base 2.
Para ser usado em duplas, uma delas (o aplicador) deve conhecer pelo menos a lógica de funcionamento e desta forma saberá o número que foi mentalizado, sem muito esforço, observando e somando números; em outras palavras não precisará entender integralmente a criação e organização das cartelas/tabelas; quanto ao jogador, este deverá simplesmente escolher um número (a critério do jogador) e responder as perguntas com sim ou não.
O aplicador fará apenas seis perguntas, que deverão ser respondidas com sim ou não, uma pergunta para cada cartela.
O número que você mentalizou (memorizou) está nesta cartela? Sim ou não. O aplicador apresentará cada uma das cartelas e fará a mesma pergunta em todas, esta resposta definirá qual foi o número mentalizado. Caso haja alguma divergência, peça para o jogador anotar o número escolhido e a divergência será eliminada.
Experimente com alguém e entenda como funciona.
Este jogo foi adaptado para o Geogebra, inspirado no jogo com o nome Adivinhe a idade, apresentado por Charles Lourenço de Bastos.
https://www.ticsnamatematica.com/2014/11/entenda-como-construir-cartoes-jogo-adivinhe-idade.html#
Obs.: Esta foi a referência mais segura que justifique a origem do jogo.