Superfícies de projeção
Meridianos e paralelos
Para um mapa plano, um sistema de coordenadas ortogonais bidimensionais parece óbvio: dois eixos com unidades iguais são perpendiculares entre si. Mas meridianos e paralelos têm propriedades totalmente diferentes quando se compara distância e comprimento.
Todos os meridianos têm o mesmo comprimento. Eles se cruzam nos polos. A distância entre dois meridianos depende de sua latitude. No equador, a distância é maior, nos pólos é 0.
Os paralelos não se cruzam, eles são "paralelos". Após um meridiano, os círculos paralelos cruzam-no equidistantes entre si.
Os comprimentos dos círculos paralelos dependem de sua latitude. O mais longo deles é o equador. Em direção aos pólos, os comprimentos diminuem tornando-se nulos.
Superfícies de projeção
É por isso que os meridianos e os paralelos reagem de maneira diferente a uma projeção cartográfica e isso fornece mapa-múndi com aparências muito diferente. Considerando a maneira como as projeções são elaboradas ( tipo de superfície utilizada), as projeções são classificadas como:
- Projeção plana ou azimutal: elaborada a partir de um plano, colocado sobre os polos)
- Projeção cilíndrica: elaborada a partir de um cilindro que envolve a superfície terrestre
- Projeção cônica: elaborada quando um cone envolve a esfera terrestre e reproduz a sua superfície