Google Classroom
GeoGebraGeoGebra Classroom

Paralelos e meridianos

Os paralelos e meridianos se interceptam e formam sobre a superfície da Terra "quadriláteros esféricos". Seguimos uma trilha que faz um ângulo de 45 ° com o equador e observamos os quadriláteros pelos quais ela passa. Como os paralelos estão todos à mesma distância um do outro, isso implica que todos os quadriláteros têm a mesma altura e mesma largura; Mas quanto mais nos afastamos do equador, esses quadriláteros se tornam menores, pois os meridianos se aproximam.

Simulação

Simulamos ( em 2D) a trajetória através dos quadriláteros. Todos os quadriláteros têm a mesma altura, mas com latitudes crescentes eles se tornam cada vez mais estreitos. Na simulação, uma trilha de 45 ° em relação ao equador também forma uma linha reta com um ângulo de 45º em relação ao eixo horizontal. Mas como é possível desenhar os meridianos que estão se aproximando? É muito mais fácil usar um sistema de coordenadas ortonormais. Movimente o controle deslizante e veja o que acontece.

Desafio e resultado

Ao fazer uma projeção cilíndrica com:
  • distâncias horizontalmente fiéis no equador
  • distâncias verticalmente verdadeiras nos meridianos
obtém-se o mapa abaixo. Quando os quadriláteros são esticadas horizontalmente, a rota deixa de ser uma linha reta para se tornar uma curva. Ao planejar travessias oceânicas, os navegadores queriam mapas práticos, ou seja, uma direção constante da bússola deve corresponder a uma linha reta no mapa. O desafio para a Mercator foi projetar um mapa-múndi e responder a pergunta "Como combinar meridianos e paralelos em um mapa e ter linhas retas para rotas constantes da bússola?"
Image