O Problema
O Problema de Monty Hall (PMH) ficou conhecido por ter sido observado em um programa de auditório dos anos 60.
Monty Hall foi um famoso apresentador televisivo. Em um dos blocos de seu programa "Let's Make a Deal" ("Vamos Fazer um Negócio"), convidava um dos espectadores para participar de um jogo.
O jogo consistia em escolher uma dentre três portas numeradas de 1 à 3. Cada porta possuía uma determinada premiação por detrás, sendo os possíveis prêmios um carro 0 km e duas cabras.
O objetivo era encontrar o carro. Após o participante selecionar uma das três portas, o apresentador abria uma das outras duas restantes, revelando uma cabra. Então, perguntava ao jogador se ele gostaria de manter ou trocar a porta inicialmente escolhida.
A questão parece trivial, porém carrega consigo um problema matemático dos mais fascinantes devido a sua simplicidade e objetividade. O PMH consiste então em determinar uma estratégia de escolha que permita ao jogador ter uma maior probabilidade de acertar qual das portas é a vencedora.
- Por meio da leitura da matéria do colunista econômico Samy Dana;
- Assistindo ao vídeo introdutório a seguir.
Lembre-se: o objetivo do resumo é apenas sintetizar o problema. A discussão de soluções será feita nos próximos subcapítulos.
Assista APENAS os 30 primeiros segundos do vídeo! Contém spoilers!