Introdução
Para contextualizar começaremos perguntando sobre o que sabem sobre impostos.
- O que são os impostos e para que servem?
- O que é Imposto de Renda?
- O que é restituição de Imposto de Renda? Como funciona?
“É importante ressaltar que assim como há um poder privado, há um poder público que gerencia os países, a máquina governamental. É o governo que se encarrega de proteger os mais desvalidos, como dos bens coletivos (educação, saúde, estradas etc.). Não é difícil de imaginar que a riqueza necessária para que o poder público cumpra o seu dever é considerável, para isto que temos os impostos. Imposto sobre acumulação de riqueza (rendas), imposto sobre fluxo de riqueza (riqueza que vai trocando de mãos) e o imposto sobre estoque de riqueza (bens ativos).” (copiado da síntese reflexiva feita em Educação Financeira sobre o livro Desigualdade de Eduardo Moreira, por M. Mendiguren).
Por meio do sistema tributário, o governo arrecada recursos que são investidos em áreas cruciais, como saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e assistência social. Esses serviços básicos são essenciais para garantir a dignidade e o bem-estar de todos os cidadãos.
É importante ressaltar que os direitos sociais, como saúde, educação e segurança não podem ser sustentados apenas pelos recursos individuais. A demanda por esses serviços é muito maior do que a capacidade individual de arcar com seus custos. Portanto, os impostos são uma maneira de compartilhar o ônus financeiro e garantir que todos tenham acesso igualitário a esses direitos fundamentais.
De onde vem os recursos para pesquisas cientificas, por exemplo?
O que são os impostos e para que servem?
O que é Imposto de Renda?
O que é restituição de Imposto de Renda? Como funciona?
Quais as faixas para a declaração de Imposto Renda?
Veja as tabelas a seguir
Estas tabelas foram estraidas do link a seguir: