Google Classroom
GeoGebraTarefa

Tipos de Frações

Agora que sabemos a definição básica de fração, entendemos o conceito de numerador e denominador e aprendemos as nomenclaturas delas, podemos explorar seus diversos tipos.

Frações Unitárias

As frações são ditas unitárias quando o numerador é igual a 1 e o denominador é um inteiro positivo. Por exemplo: (Um terço) (Um oitavo) (Um onze avos)

Abaixo, assista o vídeo do Khan Academy explicando e resolvendo alguns problemas envolvendo frações unitárias.

Agora que já ficou claro as particularidades das frações unitárias, dê exemplos de frações unitárias com denominador maior que 10.

Frações Próprias

A fração é dita ser própria se o numerador é menor que o denominador. Por exemplo: (Um terço) (Dois quartos) (Três nonos) (Nove dezoito avos) (Vinte e sete cento e vinte e oito avos) Assim, se fizermos a divisão do numerador pelo denominador, sempre encontraremos um número entre 0 e 1.

Frações Impróprias

As frações são chamadas de impróprias se o numerador é maior ou igual ao denominador. Por exemplo: (Dois meios) (Quatro terços) (Cinco quartos) (Onze sétimos) (Zero) Assim, se fizermos a divisão do numerador pelo denominador, sempre encontraremos valores maiores ou iguais a 1 ou também, em casos específicos, 0.

Frações Aparentes

As frações são chamadas de Aparentes, se o numerador é um múltiplo do denominador. Por exemplo: (Seis terços) (Seis meios) (Quarenta e quatro onze avos) (Sessenta e cinco treze avos) Ou seja, se fizermos a divisão do numerador pelo denominador, encontraremos um valor inteiro. As frações aparentes são particularidades das frações impróprias, já que, como no exemplo anterior, vimos que 2/2 = 1, ou seja, 2/2 corresponde a um valor inteiro.
Na aplicação 3, que está logo abaixo, modifique o seletor a para perceber as mudanças nos quadradinhos que representam as frações, assim como a forma numérica da mesma. Além disso, note as mudanças nos tipos de frações, conforme vimos acima.

Aplicação 3

Dê exemplos de frações próprias, impróprias e aparentes, respectivamente.

Na próxima página, exploraremos a equivalência de frações.
Bibliografia: [1] Fração - Wikipédia, a enciclopédia livre; [2] SOUZA, Joamir. PATARO, Patrícia M. Vontade de saber, vol. 6. 3 ed. São Paulo. 2015. p. 133.