Perspectiva Isométrica
A perspectiva isométrica, também chamada de projeção isométrica, é uma maneira específica de representar uma imagem tridimensional. A palavra "isométrica" significa "medidas iguais". Na projeção isométrica, os três eixos são separados uns dos outros por ângulos iguais, e as linhas paralelas permanecem a uma distância igual uma da outra. É a perspectiva que dá a sensação de menor deformação do objeto. Ela mantém as mesmas proporções de comprimento, largura e altura do objeto representado. Possui as três faces oblíquas ao plano de trabalho inclinadas a 30º da horizontal;
O desenho da perspectiva isométrica é baseado num sistema de três semirretas que tem o mesmo ponto de origem e formam entre si três ângulos de 120°. Essas semirretas assim dispostas recebem o nome de eixo isométrico. • Usar o jogo de esquadros para construir a figura abaixo;
Arestas não isométricas, são representadas fora da sua verdadeira grandeza. • Considerar um sólido primitivo para facilitar a confecção do desenho. • Esses elementos são oblíquos, porque possuem linhas que não são paralelas aos eixos isométricos.
Exemplo:
Qualquer reta paralela a um eixo isométrico é chamada de linha isométrica. Na figura abaixo tem-se as linhas r, s, t, u, z como isométricas, em relação aos eixos x, y e z. A linha v não é isométrica.
Qualquer reta paralela a um eixo isométrico é chamada linha isométrica. As linhas não paralelas aos eixos isométricos são linhas não isométricas.
Exemplo:
O traçado de um prisma retangular na perspectiva isométrica será mostrado em 5 fases. 1ª fase - Trace levemente, à mão livre, os eixos isométricos e indique o comprimento, a largura e a altura sobre cada eixo, tomando como base as medidas aproximadas do prisma representado na figura anterior.
2ª fase - A partir dos pontos onde você marcou o comprimento e a altura, trace duas linhas isométricas que se cruzam. Assim ficará determinada a face da frente do modelo.
3ª fase - Trace agora duas linhas isométricas que se cruzam a partir dos pontos onde você marcou o comprimento e a largura. Assim ficará determinada a face superior do modelo.
4ª fase - E, finalmente, você encontrará a face lateral do modelo. Para tanto, basta traçar duas linhas isométricas a partir dos pontos onde você indicou a largura e a altura.
5ª fase (conclusão) - Apague os excessos das linhas de construção, isto é, das linhas e dos eixos isométricos que serviram de base para a representação do modelo. Depois, é só reforçar os contornos da figura e está concluído o traçado da perspectiva isométrica do prisma retangular.
Passo a Passo: