10.8 Pirâmides do Museu do Louvre
Pirâmides do Museu do Louvre - Paris, França
O Palácio do Louvre, localizado na França em Paris, acolhe, atualmente, o Museu do Louvre, um dos mais famosos museus de arte do mundo. Este foi a sede do governo monárquico francês desde a época dos Capetos medievais até o reinado de Luís XIV. A transformação do complexo de edifícios em museu iniciou em 1692, quando o rei Luís XIV ordenou a criação de uma galeria de esculturas antigas. No mesmo ano, com a corte transferida para Versalhes, o palácio recebeu a Academia Francesa, e logo a Academia de Belas Artes e a Academia Real de Pintura e Escultura também ali se instalaram. E assim o Louvre começou a se consolidar como museu de arte.
Já a Pirâmide do Louvre é uma estrutura de forma piramidal, construída em vidro e metal, rodeada por três pirâmides menores, no pátio principal do Palácio do Louvre. A Grande Pirâmide serve de entrada principal do Museu do Louvre. Concluída em 1989 e se tornou um ponto de referência para a cidade de Paris. Foi projetado pelo arquiteto japonês Ieon Ming Pei.
A estrutura, que foi construído inteiramente com segmentos de vidro, atinge uma altura de 20,6 m, a sua base quadrada tem cerca de 35 m de lado. É constituída por 603 peças de losangos e 70 segmentos triangulares de vidro. A Pirâmide e o átrio subterrâneo, debaixo dela, foram criadas por causa de uma série de problemas com a entrada original do Louvre, que já não podia lidar com um número enorme de visitantes em uma base diariamente.
Fonte: https://goo.gl/RPzed7 Acesso em: 12 mai 2017.