Google Classroom
GeoGebraTarefa

3.2 Ensino Superior: breve abordagem sobre máximos e mínimos

Image

O conteúdo de Máximos e Mínimos de Funções é visto no Ensino Superior principalmente na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Faremos aqui uma breve abordagem sobre o Teste da Primeira Derivada e o Teste da Segunda Derivada necessários para o cálculo de máximos e mínimos. As demais definições necessárias podem ser encontradas em livros de Cálculo (STEWART, 2011; HOFFMANN; BRADLEY, 2002). A abordagem dos testes será dada com viés dinâmico. Vale ressaltar que é conveniente que o professor realize a formalização desses resultados em sala com os alunos.

Teste da Primeira Derivada

Iniciaremos pelo Teste da Primeira Derivada: Aplicativo 6. Para apresentação desse teste é necessário que o aluno já tenha estudado sobre crescimento e decrescimento de funções, bem como, pontos críticos de funções.

Image

Aplicativo 6

Agora que você conhece o Teste da Primeira Derivada, use o Aplicativo 7 para verificá-lo em outras funções.

Aplicativo 7

Image

Teste da Segunda Derivada

Após explorar os Aplicativos 6 e 7, o professor pode instigar os alunos a compreenderem o que a segunda derivada da função nos diz sobre ela. Em seguida o professor pode apresentar o Aplicativo 8 abaixo. Para compreensão desse teste é necessário que os alunos já tenham estudado sobre ponto de inflexão, além de, crescimento, decrescimento e ponto crítico de função. Obs.: O Aplicativo 8 não demonstra o Teste.

Image

Aplicativo 8

A partir disso, o professor/aluno pode explorar o Aplicativo 9 para analisar outras funções usando o Teste da Segunda Derivada.

Aplicativo 9

Em relação a base teórica dos testes e teorema, usamos o livro de Cálculo de Stewart (2011).
Após serem explorados de maneira dinâmica os testes, propomos ao professor/aluno resolver os problemas apresentados no capítulo seguinte.