Sala de Exposição Tema Istambul
Sala de Exposição Tema Istambul - Istambul, Turquia
A Sala de Exposição Tema Istambul se localiza em Istambul, na Turquia. Possui um design bastante inovador, sua base de sustentação são pilares que estão apoiados numa piscina e em um jardim sob o edifício e a construção em si é formada por três blocos retangulares, mas o quê mais chama a atenção é a elipsoide metálica que foi construída em volta do edifício (ARCHDAILY, web). São 1500m² que foram criados com o objetivo de ser um espaço de exposição para o Tema Istambul, um complexo residencial que também se localiza em Istambul. Desta forma, a Sala de Exposição contém maquetes, modelos de apartamentos, painéis de divulgação, escritórios de vendas e de administração que são divididos em 3 andares (ARCHDAILY, web). O projeto arquitetônico é de autoria do escritório de arquitetura Yazgan Design Architecture cujos principais arquitetos são Kerem Yazgan e Begüm Yazgan, o projeto estrutural foi feito pela Probi Construction e o mecânico pela GN Engineering ((ARCHDAILY, web; YAZGAN DESIGN, web). Nas duas imagens mostradas a seguir pode-se perceber os detalhes da estrutura elipsoidal disposta em volta do prédio formando um elipsoide de revolução:
![[size=100][size=85][b]Fig. 1[/b]: Sala de Exposição Tema Istambul (ARCHDAILY, [i]web).[/i][/size][/size]](https://www.geogebra.org/resource/ENyBKuDU/0yQINLWrBupk7jhL/material-ENyBKuDU.png)
![[size=100][size=85][b]Fig. 2[/b]: Vista da entrada (ARCHDAILY, [i]web)[/i][/size][/size]](https://www.geogebra.org/resource/Yp2KHDGD/LamPzxKqlT4qkEzt/material-Yp2KHDGD.png)
A seguir têm-se dois detalhamentos do projeto arquitetônico, o primeiro mostrando como a elipsoide ficaria se vista cortada na horizontal no mesmo sentido da planta baixa e a segunda mostrando o corte da estrutura em volta da construção detalhando todas as elipses que formam o contorno da elipsoide:
![[size=85][b]Fig. 3[/b]: Planta baixa de um dos pavimentos (ARCHDAILY, [i]web).[/i][/size]](https://www.geogebra.org/resource/gHSWhj6v/KzeYYsUT2Tf6row5/material-gHSWhj6v.png)
![[size=85][b]Fig.4[/b]: Corte vertical (ARCHDAILY, [i]web).[/i][/size]](https://www.geogebra.org/resource/BXQqc4te/ZzvhgqKmAwGLLEhM/material-BXQqc4te.png)
A próxima imagem mostra a visualização 3D elaborada no programa Geogebra a partir da equação desenvolvida, pode-se perceber que o maior eixo foi colocado em relação ao eixo x, o eixo intermediário em relação ao eixo y e o menor eixo em relação ao eixo z buscando a representação mais parecida com a real possível:
![[size=85][b]Fig.5: [/b]Representação geométrica (AUTORES*, 2017).[/size]](https://www.geogebra.org/resource/gaH9qttf/WDL2pzLg4Zo2NTJy/material-gaH9qttf.png)
A figura a seguir mostra os traços da elipse em relação aos eixos y0z, x0z e x0y:
![[size=85][b]Fig. 6: [/b]representações paralelas em relação aos eixos (AUTORES*, 2017).[/size]](https://www.geogebra.org/resource/tebDKYS3/8F3KDoZ7NoZzdbso/material-tebDKYS3.png)
Elipsoide - elaborado pelas alunos* (2017)
*Alunos:
