Possíveis estratégias para a resolução do problema
Parte 1
a) Esse item pode ser resolvido encontrando-se as raízes da função. Os alunos podem usar a fórmula de Bhaskara, ou também determinar os zeros da função por fatoração.
b) Aqui é necessário atribuir valores para t próximos de 4, podendo ser menores ou maiores do que 4. Fazendo isso, à conclusão é que quando t se aproxima de 4, pela esquerda ou direita, h(t) se aproxima de 12. c) Para descobrir a altura máxima, é necessário saber qual a ordenada do vértice dessa função. i) O vértice de uma função quadrática com pode ser calculado usando: , assim, calculando a ordenada tem-se a altura máxima. ii) Outra maneira de se determinar o vértice, é lembrar que a curva que descreve uma função quadrática é uma parábola. E a parábola é simétrica em relação a um eixo vertical. Assim, determinado a posição do eixo do tempo, encontra-se a abscissa do vértice, e com a abscissa do vértice obtém-se a ordenada do vértice, ou seja, a altura máxima, que é dada em função da abscissa (tempo). d) Para resolver a expressão, basta substituir o t por 4 no limite da função.
Parte 2
a) Os alunos devem atribuir valores para x, menores e próximos de 4, para encontrar os valores respectivos para f(x). Podem construir uma tabela, para ter uma melhor visualização do que acontece com a função. b) Os alunos devem atribuir valores para x, maiores e próximos de 4, para encontrar os valores respectivos para f(x). Podem construir uma tabela, para ter uma melhor visualização do que acontece com a função. c) A estratégia que resolve essa questão, é abrir o numerador no seu produto notável, então simplificar a expressão, para então substituir d) Podem visualizar o gráfico no GeoGebra, porém, devem se atentar que a função não é definida para